22/02/2012

Resenha - O Último Olimpiano


Nome: O Último Olimpiano
No Original: The Last Olimpian
Autor (a): Rick Riordan
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.

Última resenha da série "Percy Jackson" para o projeto de releitura e já estou com vontade de começar a ler a série mais uma vez. O desfecho chegou, o Olimpo está a salvo por enquanto e tudo o que nos resta é reler mais uma vez. Se nos livros anteriores as cenas de ação eram mescladas com tramas mais tranquilas aqui o autor simplesmente deixou tudo de lado e aproveitou a deixa para tirar o resto de fôlego que nos sobrava. Alerto que partir quarto parágrafo têm spoilers para quem não leu a série toda.

Percy e Beckenford saem com a missão de afundar o “Princesa Andrômeda”, quartel das tropas de Cronos, contudo eles já eram esperados e a missão consegue explodir o navio, mas somente Percy saí vivo, mais um pouco e ele também estaria morto. Ao retornar para o acampamento a história dele só confirma as suspeitas de que há um espião entre eles. Depois de perceber a força do exército inimigo Percy decidi seguir a ideia de Nico, mas para isso é preciso visitar a mãe de Luke e conseguir a bênção da própria mãe. Ele sabe que o corpo de Luke antes de ser possuído pelo titã passou pelo mesmo processo. Depois de uma jornada pelo mundo inferior é hora de começar a batalha. O exército meio-sangue mal chega a Manhattan quando toda a cidade entra em um sono profundo. Tudo para e as pessoas simplesmente apagam. Percy logo deduz que isso tem a ver com Morfeu, o deus menor do sonho que junto com Cronos o senhor do tempo congelou a ilha. Sem tempo para um preparo tático Percy precisa deter as embarcações inimigas. Lembrando-se do presente do pai ele mergulha no encontro dos rios East e Hudson conseguindo convencê-los mediante uma troca a naufragar todos que tentaram atravessar. A partir daí ele, Anabeth, Grover, Thalia, as caçadoras e todo o acampamento tem pouco tempo para evitar que Cronos chegue ao Olimpo.

Batalhas tensas depois de batalhas sangrentas. Um passeio de monstros e seres variados na mitologia grega. A habilidade narrativa de Riordan extrapola em cenas de ação e o ritmo não permite um minuto de intervalo entre os capítulos. No meio de toda a confusão Percy ainda precisa decifrar o verdadeiro significado da profecia. A maioria das pontas foi fechada e os muitos detalhes que foram deixados aqui e ali foram utilizados, Annabeth se liberta do laço cego com Luke. A descoberta do espião não foi tão surpresa, afinal desconfiei logo depois de a pessoa voltar ao acampamento em busca do chalé de Ares. Aliás, esse foi um fato irônico. Justo o chalé de Ares se recusarem a lutar. Foram poucos os momentos de descontração, mas as batalhas valeram e muito. O surgimento do exército de mortos de Nico e Hades foi de arrasar e isso sem contar com a chegada triunfal de Poseidon e dos ciclopes. Esse é um que não perco no cinema nem que eles transformem Percy em mulher. Só as batalhas reconstruídas já vão valer.

No final das contas teve alguns detalhes que passaram, contudo consegui pensar em um por quê. Muita gente comenta sobre o ofitauro, mas acredito que por ter sido guardada em uma fonte construída por Poseidon ela estava a salvo e no meio da sede de assumir o poder Cronos não percebeu que ainda poderia utilizá-la. Só não gostei muito de qual foi a decisão que Percy teve de tomar. A tal da profecia. Ok, foi uma decisão arriscada, mas de qualquer forma se o corpo o enganasse ele estava perto demais e era só cortar logo a cabeça de Luke/Cronos.

Um final muito bom e um dos primeiros de série que não se perde nada da história. A audiência final com os deuses também foi muito boa, e finalmente ele e Annabeth se acertaram como casal. Percy foi muito bobo, poderia ter se tornado imortal. Era só pedir para levar Anabeth junto oras. Se você não concorda tudo bem, mas eu jamais deixaria uma oportunidade dessas passar, ainda mais gostando de história do jeito que gosto. Assistir tudo de camarote. Já desconfiava o fim de Rachel teria, e espero vê-la na próxima série. A profecia final se referre a série “O Herói do Olimpo” que pretendo começar assim que maio chegar e “O Filho de Netuno”, segundo livro da série, for lançado.

A profecia do oráculo acabou sendo a mais difícil de interpretar e na minha imaginação criativa pensei que Percy teria uma decisão muito dramática pela frente, a princípio não gostei, mas o livro é tão bom e tem um ritmo tão ágil que não me liguei a isso. Se ponderarmos bem a decisão dele foi difícil. Confiar em quem só nos traiu. A edição da Intrínseca continuou impecável e não tem muito que comentar. Esse livro é um dos que tem a capa mais bonita da série. Acho que é por causa do Blackjack, gosto muito do pegasus e de suas participações. Rick Riordan entrou para a lista de autores favoritos. Os livros dele podem ser infantojuvenis e tudo mais, mas os temas são imbatíveis. Aprendi muito sobre mitologia grega e mitologia egípcia nos livros que li e isso não têm nada que pague. São acima de tudo uma bela aula. Mal posso esperar pela série com mitologia nórdica e se você ainda não leu Riordan por preconceito azar é o seu. Leiam, releiam e se der pesquisem sobre o que lê. Até mais!

Percy Jackson & Os Olimpianos - Rick Riordan

18 comentários:

  1. Ahhh, esse com certeza é o melhor , ótimo mesmo :) E concordo com você no caso de Percy , se eu fosse ele também me tornaria imortal , que demais. Ótima resenha , esse projeto é muito bom , espero ver outras series também .
    abraços !!

    ResponderExcluir
  2. Eu tô enrolando pra ler O mar de monstros, ainda não sei por quê, e com as resenhas só fico mais ansiosa para ler os outros! Ótima resenha do projeto ><

    ResponderExcluir
  3. Eu peguei "O ladrão de raios" essa semana pra ler, já era pra ter acabado, mas acabei assistindo uns filmes nesse fim de feriado;fazia muito tempo que não assistia nada. Terminei de ler "O trono de fogo" (que ganhei aqui no Natal literário =D ) e adorei. Rick Riordan é demais! Recomendo! Mas é aquela história: Não tenha preconceito! E apesar de ser um livro mais infanto-juvenil (é assim mesmo?) eu li tranquila, adultos vão adorar. Eu ri demais. Se a série Percy Jackson for tão boa quanto, vou gostar bastante.
    Só espero que "O mar de monstros" que comprei na saraiva chegue logo... É por isso que tô devagar no vol 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o "infanto-juvenil". O word 2010, que é o mais recente diz que tem o hífen, mas em outros corretores é sem. Pesquisei uma vez e de acordo com a nova ortografia passou a ser escrito junto, tanto no singular como no plural. ^^

      Excluir
  4. Lerei,lerei,assim que terminar o game of trhones. Depois das sua resenhas fiquei com vontade de ler...rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Estou nem ai para spoiler. Adorei sua resenha e vou correr a leitura. Estou lendo A Batalha do Labirinto ainda. Molenguei no feriado, mas ter uma previa desse último foi ótimo. Adoro o casal que Anabeth e Percy foram e ainda bem que Luke não atrapalhou isso. Curiosa demais com as cenas em Manhattan. Ai melhor eu ir ler, hahaha. Bjo e repito: Ótima resenha, ótimo projeto. ^^

    ResponderExcluir
  6. Adoro muito a série e adorei sua resenha. Parabéns pelo projeto, foi bom relembrar a série. A nem vi tantos spoilers. Adorei foi que Percy visitou mesmo que daquele jeito o pai dele. Bem que podia ter tido mais cenas lá no palácio de Poseidon. É isso. Percy é um fofo mesmo e ainda quero ler a outra série que ele aparece =**

    ResponderExcluir
  7. OiYasmin,

    Eu amo Percy Jackson e gostei muito do último livro. Ainda bem que tem O herói perdido para a gente matar a saudade dos personagens. ^^

    bjos

    ResponderExcluir
  8. um bom final para uma série que tem tudo para ser boa, apesar de ser um tanto juvenil demais pro meu gosto, estou animada para terminar de ler também

    ResponderExcluir
  9. Nossa, quero tanto ler essa serie. Adorei todas as suas resenhas sobre os livros da serie.
    Dos livros do Rick Riordan, esse e' o que tem a capa que eu mais gosto. Acho linda!

    bjs.,

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Já li essa série e também adoro. Não tem motivo para comparar ela com Harry Potter porque são diferentes e perfeitas do seu modo. Claro que amo mais Harry, mas adoro Percy e as cenas de ação e Anabeth. Esse é um dos meus favoritos. Uma pena que os filmes não foram fieis como devia.

    ResponderExcluir
  11. Oi..

    Eu tenho todos os livros desse maravilhoso escritor.. E gosto muito dessa série, mas sempre tenho outros que coloco antes na minha lista de leitura e essa série vai ficando e ficando.. Mas, um dia acabo lendo toda a série.

    ResponderExcluir
  12. Adoro o Percy. E esse livro foi um dos meus favoritos porque o Percy e a Anabeth finalmente se entenderam.

    Eu adoro o Nico e ele apareceu bastante também.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  13. Eu li a série toda e amei cada livro. Essa quinto livro não foi dos melhores, a história poderia ter um término mais empolgante, mas valeu a pena ler.

    ResponderExcluir
  14. Demais né? Li esse ano esta série, e fiquei apaixonada, a cada livro, parece que ficou melhor, é impressionante! haha Virei fã do Rick

    ResponderExcluir
  15. Olá,o último livro da série,e que série ehm??Li esse livro em um dia,não conseguia parar de ler,ele me fez rir,me fez chorar,e realmente não me arrependo jamais de ter começado a ler a série.bjos'

    ResponderExcluir
  16. PERFEITO,PERFEITO E PERFEITO. Esse é um dos melhores livros da série,com total certeza. É épico, é intrigante,é tudo de bom. Senti foi falta do Percy porque achei que nunca mais leria outra história dele,mas soube que na série do "O herói do olimpo" o Percy volta.Ainda bem. :)

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.