31/01/2012

Resenha - O Mar de Monstros


Nome: O Mar de Monstros
No Original: The Sea of Monsters
Autor (a): Rick Riordan
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Percy e seus amigos estão em busca do velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o acampamento Meio-Sangue da destruição. É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles. Antes de tudo, porém, o herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma maldição.

Segunda resenha da série para o projeto de releitura "Percy & Harry". Estou adorando esse projeto pelo simples fato de reviver cada um dos livros. Neste livro a história continua ainda melhor e com mais informações sobre o futuro. Percy já está na lista de personagens favoritos, e com essa viagem através do mar foi possível entender mais da mitologia da série. Preciso dizer que foi ainda mais recheado de mitologia grega? Perfeito.

Está chegando o fim do ano letivo e Percy estuda em um novo colégio até agora nada de monstros e ainda fez uma nova amizade,  Tyson um menino carente que mora das ruas e é estranhamente alto e inocente. Está chegando a época de ir para o acampamento quando três criaturas gigantes e que lançam bolas de fogo atacam o colégio. O alvo claro é Percy. No meio do ataque Tyson começa a defender Percy e é totalmente a prova das bolas de fogo. Percy fica atordoado, mas não tem tempo de perguntar como ele fez aquilo. Annabeth aparece no meio da confusão e eles partem rápido para o acampamento meio-sangue. Ao chegar lá Percy tem uma surpresa péssima. As bordas do acampamento não conseguem mais segurar os monstros e foi montado uma patrulha para defender o que resta do lugar. Quíron não é mais o diretor de atividades acusado de envenenar a árvore de Thalia. Para piorar Percy descobre que Grover está preso numa ilha com Polifeno. Ele precisa fazer alguma coisa para curar a árvore de Thalia e o acampamento, além de provar a inocência de Quíron.

Em uma missão ilegal Percy, Annabeth e Tyson partem rumo ao mar de monstros, mais conhecidos pelos humanos como triângulo das bermudas em busca do velocino de ouro que está sendo usado por Polifeno para atrair sátiros até a ilha. Ele precisa correr contra o tempo e ainda não se meter em encrenca com Clarisse, filha de Ares, a quem a missão realmente pertence. Mesclado com várias histórias de mitologia a viagem dos três desta vez foi rápida, porém complicada. A narração de Riordan segue o mesmo ritmo do livro anterior e ainda desenvolve mais os poderes que Percy tem como filho de Poseidon. Achei o máximo ver Percy no mar e como ele se sente parte de tudo. A viagem até a ilha foi muito boa e a luta com Polifeno idem. Ao contrário de alguns achei legal a atitude de Percy com Clarisse, mesmo ela sendo insuportável.

O navio de Luke chamar princesa Andrômeda foi uma grande ironia, já que na antiguidade Perseu salvou a princesa de ser engolida por um monstro e se casou com ela. Quem sabe o homônimo de Perseu também não tenha a mesma sorte e saía vivo dessa aventura? Ele descobre partes da profecia que diz sobre o filho de um dos três grandes salvará ou destruirá o Olimpo. Algumas pessoas não gostaram do livro, e sinceramente não vejo motivo para isso. Cheio de surpresas agradáveis e como uma aquisição e tanto de personagem. Gostei bastante de Tyson e ingenuidade dele. Assim como nos outros livros eu bem que gostaria de algumas cenas com os deuses, mas entendo que ficaria demasiado longo. O único grande detalhe que eu não gostei foi o final e aquela volta inesperada de vocês-sabe-quem.

É uma leitura rápida e muito boa, com personagens excelentes e que acrescenta bastante conhecimento para aqueles que não sabem quase nada sobre mitologia. Vou continuar a insistir para que leia o quanto antes. O livro segue o padrão do primeiro e não encontrei erros no livro. O filme do livro tem data de estreia prevista para março de 2013 e estou curiosa demais para saber o que vão arrumar com ele. Afinal mudaram muito a mitologia da série ao nem sequer citar a traição de Ares e a volta de Cronos. Vou ficando por aqui do contrário vou resenhar a série inteira! Na próxima terça tem mais resenha do projeto e espero que estejam gostando. Até mais!

Percy Jackson & Os Olimpianos - Rick Riordan

13 comentários:

  1. Estou amando esse projeto! É uma oportunidade para nós leitores tbm revivermos as aventuras de Percy.
    Quando Tyson apareceu eu não gostava dele de jeito nenhum, mas com o passar dos livros fui passando a gostar. Ele é muito fofo, inocente e sempre pronto a proteger Percy e seus amigos. Achei estranho o retorno de (nas palavras da Yasmin) "vocês-sabem-quem", mas gostei muito dele(a)!

    ResponderExcluir
  2. Adorando esse projeto de releitura !!
    Também não entendo por que algumas pessoas não gostam desse livro , achei ele incrível . Adorei o Tyson , que se torneou um dos meus personagens favoritos da série . E como assim você não gostou muito do final ?? Eu simplesmente adorei , um final fantástico .

    Ótima resenha . Abraços !!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a resenha, ainda não li O mar de monstros e fiquei louca pra ler agora lendo seu post sobre o livro, me parece que continua interessante e emocionante a saga de Percy sem deixar a desejar *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Agora que me dei conta que perdi a primeira resenha de Percy, vou buscar ler; ainda não li o segundo, na verdade, só li o primeiro e nem foi todo, pretendo terminar. Adorei a resenha, a próposito.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro. Voce ja esta fazendo a releitura e eu ainda nem consegui ler. rs.
    Parece ser muito bom e cheio de aventuras, nao e'?
    Adorei sua resenha e me deixou com mais vontade ainda de ler.

    bjs.

    ResponderExcluir
  6. Assim me desespero! A série do Percy tá na minha lista!!! Mas a duvida da serie ser boa ou não ja desapareceu, e com as resenhas a ansiedade de ler só aumenta. O problema é o seguinte: Meu primo tem os livros, menos o vol 2... Mas acho que quando chegar nele eu me viro neh?! rs To vendo que vale muito a pena!!!

    Parabéns pelo Projeto Releitura!!!

    ResponderExcluir
  7. Poxa sua resenha está perfeita eu li o livro e achei uma dificuldade em escrever a minha kkkkkkkkk, mas eu adorei todos os livro de Percy e Mar de Monstros é o meu preferido. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha! Eu ainda estou no livro três e estou ansiosa demais para o próxima resenha. Não gostei muito do Tyson no começo, mas depois até foi legal. Gostei mais da viagem do primeiro livro, mas concordo quanto aos poderes de Percy no mar, bem lega,. Bjo

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro e com uma resenha bem escrita dessa, a vontade aumenta. Mas sempre que eu vou atrás de comprar aparecem outros nas frente e eu me esqueço dele. Meus irmãos tem a série inteira, mas no pc... =(

    ResponderExcluir
  10. Não li a série toda e parei nesse ai. Gostei muito até, mas ainda prefiro o primeiro. ótima resenha como sempre! Pensando em terminar a tempo de acompanhar as outras da série, mas sério queria que acontecesse algo mais a ver como a história central do livro =**

    ResponderExcluir
  11. a queria muito ler as resenhas da série , bem que poderiam fazer uma promoção com algum livro dele :D, uma sugestão

    ResponderExcluir
  12. Adoro o Riordan e o Percy. Mar de Monstros é ótimo, como não poderia deixar de ser.

    Realmente é uma leitura muito rápida e boa, daquelas que deixam a gente com gostinho de quero o próximo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  13. estou lendo esse e concordo: para quem não conhece é uma aula!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.