14/03/2012

Resenha - Água Para Elefantes


Nome: Água Para Elefantes
No Original: Water for Elephants
Autor (a): Sara Gruen
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo - nunca falou a ninguém sobre o período em que trabalhou no circo. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento. Ele acaba sendo admitido no Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o chefe do setor dos animais. É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes - primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August e depois por Rosie, a elefanta que deveria ser a salvação do circo.

Nunca pensei que ia ler esse livro. Primeiro porque peguei antipatia por ele depois da capa do filme e segundo porque apesar do tema circo me interessar casais mal resolvidos não. A vontade de ler esse livro só veio surgir depois que li o primeiro capítulo do novo livro da autora, lendo aquele trecho foi possível ver que Sara Gruen escrevia com paixão sobre animais e isso foi o suficiente. Isso sem falar na minha paixão por elefantes. Ganhei o livro da minha mãe logo em seguida e como já tinha adiado demais acabei lendo fora da ordem. A narração do livro é feita por um Jacob idoso e que já não se sente o mesmo Jacob que viveu tantas emoções debaixo de uma tenda de circo. Alternando os capítulos entre o presente e o passado, conhecemos uma história que desperta os mais variados tipos de sentimentos e que sem dúvida nenhuma merece ser lida e relida.

Jacob Jankowski é filho de veterinário, sempre ajudou o pai na clínica e estuda a matéria em uma das melhores universidades da área quando tudo desmorona. Seus pais morrem e ele não conclui as provas finais. Sem casa e sem dinheiro Jacob toma o trem sem rumo e nenhuma ideia do que vai fazer da vida. Coincidência ou destino ele sobe justo no trem do circo dos irmãos Benzini. Tio Al, o dono do circo, faz tudo para se equiparar ao circo dos irmãos Ringling e por isso Jacob é aceito como médico veterinário do circo. Jacob passa a lidar com August, chefe da área que cuida dos animais do circo. August é um homem de temperamento instável, que odeia ser contrariado e autoritário. Ele é casado com Marlena, a estrela do número com cavalos. Jacob passa a notar o quanto August é violento com Marlena e assiste sem poder fazer nada ele maltratar os animais do circo. Animais que já vivem em situações precárias. A situação piora quando Tio Al adquire a elefanta de um circo falido. Rose é descrita como um animal tolo, que não faz nada além de comer e aprontar. August maltrata o animal, surra a pobre elefanta dia após dia porque além de não servir para nada a elefanta ainda gasta muito e dá prejuízo ao circo. Nesse meio tempo Jacob vai ficando mais envolvido com Marlena e conquista a amizade de Walter, o anão do circo e de Camel. Tudo parecia perdido até que Jacob descobre que a elefanta Rosie só obedece a comandos em polonês. A partir daí longas semanas de treinamento se sucedem até que August é capaz de dar os comandos a Rosie e Marlena finalmente poderá apresentar o número com a elefanta que salvará o circo da ruína total.

Seu sonhasse que o livro focava mais no lado do circo do que no romance já teria lido há muito tempo. Os personagens são muito bem construídos, é impossível não ficar revoltada com as atitudes de August e é igualmente impossível não torcer para Jacob tomar uma atitude diante da crueldade de August com Rose. Até mesmo Marlena com aquele jeitinho “não devia ter vindo aqui” é uma boa personagem. Rosie é uma coisa, sou suspeita para falar de elefantes, mas morri de rir com ela roubando limonada ou fugindo para comer legumes em uma horta. Toda vez que August batia nela meus olhos enchiam de lágrimas. Revoltante e angustiante. Ele merecia uma morte muito mais lenta e angustiante por toda a maldade que fez a Rosie e aos outros animais do circo. Se dependesse de mim gostaria que o livro tivesse o dobro das páginas só para ter mais tempo com Rosie e acompanhar mais o lado feliz de um circo. As descrições da autora tornaram o livro tão vívido que é impossível não querer mais.

A narrativa de Sara Gruen é apaixonante, o mais interessante é que o tempo todo é nítido que ela escreveu o livro para contar sobre o circo daquela época. O fascínio e o universo de precariedade que vivia as trupes que atravessavam o país de cidade em cidade. Em cada descrição, em cada pequeno detalhe é possível reviver um mundo mágico e triste. Os abusos do dono do circo, os animais que passavam fome e eram surrados até aprenderem seus números, os salários sem pagar e a vida incerta de apresentações. Sara Gruen não estava contando a história de Jacob e Marlena como muitos podem pensar. Não é um romance de dificuldades e felizes para sempre. Água Para Elefantes se propõe a reviver a época dos circos. A mágica de assistir pela janela o trem colorido chegar à cidade, e o desfile dos animais. A tenda vermelha e branca sendo erguida, o cheiro de pipoca no ar e as arquibancadas enchendo pouco a pouco. O livro se propõe a contar o outro lado dessa moeda. Os vagões sujos e apertados para tanta gente, os animais presos em jaulas precárias e pessoas sendo arremessadas do trem em movimento só porque contrariaram o chefe ou porque já estavam velhas e não conseguiam trabalhar como antes. A comida que ficava escassa a cada cidade que eles não conseguiam parar e os salários sendo retido mês após mês. Sara Gruen foi extremamente feliz ao retratar os dois lados do que foi um circo americano da década de 20 a 30.

A edição da Arqueiro é muito boa e não encontrei erros. O único problema é a capa de filme, odeio capas de filme e vou continuar odiando. Se fosse só a elefanta ainda era aceitável, mas a foto do casal não tem nada a ver com o espírito do livro. Para falar a verdade a capa da primeira versão publicada aqui no Brasil também não tinha muito a ver, mas era melhor do que o casalzinho. Enfim. Acho que faltou mais espírito circense ao fazer ambas as capas desse livro. Recomendo e recomendaria mil vezes para qualquer um. É um livro que faz você ter saudade de ir ao circo, e um livro que faz você querer sair em passeata contra o uso de animais em espetáculos. O ritmo da narração é tão envolvente que torna o livro impossível de largar. Uma leitura rápida, agradável e emocionante. Rosie estará sempre entre minhas personagens inesquecíveis e Sara Gruen acaba de entrar para a minha lista de autores imperdíveis. Mal posso esperar para ler o novo livro dela. Uma coisa de que gosto muito é animais e uma autora que escreve com tanta paixão sobre eles merece todo elogio possível. Leiam e emocionem-se com a história de Rosie, Jacob e o maior espetáculo da terra. Até mais!

24 comentários:

  1. Nossa, que resenha perfeita :) Tenho esse livro aqui em casa e nunca parei para ler ele. Mais agora vou ler logo.

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  2. o que me desanima não exatamente a capa ser de filme, mas a cara do Robert Pattinson, argh, mas eu tento ignorá-lo quando vejo esse livro, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  3. Tô contigo, também odeio capas de livros, mas a capa de Água para Elefantes é uma das poucas que eu gosto. E gosto bastante, pra falar a verdade. Desde que comentei com uma conhecida sobre ele que estou looouca para a Americanas daqui entrar em uma promoção imperdível para eu arrematá-lo. Vi o filme e a história não me empolgou muito, mas imagino que no livro deva ser algo completameeeente diferente, né!

    ResponderExcluir
  4. Adoro a capa desse livro. Os brilhos e a elefanta! Que resenha perfeita, concordo com tudo o que disse. Sobre circo, sobre os dois lados e sobre como tudo é mágico e tão impressionante. Odeio pensar em animal sofrendo e adoro o jeito que a autora fala de tudo. Até nos agradecimentos do livro ela mandou bem. Ótima resenha, uma das melhores que já li aqui. Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Yasmin,

    Este livro é maravilhoso mesmo, os livros da Sara sempre focam muito nos animais e nos cenários. A casa dos macacos é a mesma coisa, amei os dois.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Comprei esse livro em uma promoção nas americanas, mais ainda não li.. UHSAHU.. Gosto mais do filme do que a capa do livro!! huas.. Eu gosto muito de elefantes!! =) .. Adoro circos tbm! Quero muito lê-lo, mais tenho tantos livros pra ler! HUSAU.. Mais ele vai estar nas minhas próximas leituras! HAH..

    ResponderExcluir
  7. Vi o filme antes de ler o livro e gostei muito, mas o livro é bem melhor é verdade. Queria ter lido antes, mas quase nunca consigo fazer isso. Amei a Rosie e Jacob, muito boa sua resenha e adorei seu blog. :)

    ResponderExcluir
  8. O filme eh tão perfeito quanto o livro
    Eu simplesmente amei
    Comprei o livro com um pouco de medo
    Mas ele me surpreendeu positivamente

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li e nem vi o filme, por parecer romancezinho demais, mas sua resenha me deixou curioso. Gosto de animais também e tudo que envolve essas questões sobre uso em circo, abuso de animais, maltratos e afins me interessa. Já tinha ouvido falar muito bem da autora e agora fiquei interessado no livro. Muito boa a forma que apresentou sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Eu li o livro, não gostei muito.
    Essa capa é bonitinha mas gostei mas da primeira!

    ResponderExcluir
  11. Esse é um dos meus preferidos, comprei assim que voltei a ler, já fazia muito tempo que eu não pegava um livro, e esse me animou bastante, me apaixonei, e apesar da capa ser de filme, eu gosto muito. AS cenas em que o August maltratava a Rose me deixavam mal... E logo depois que terminei de ler, eu assisti o filme, e chorei vendo a elefanta... Emoção 100%

    ResponderExcluir
  12. Uma amiga minha me falou sobre o livro, ela acabou me convencendo a ler, isso já fez quase um ano, e até agora não pude ler o livro. Acho que vou acabar pegando o livro emprestado dela pra confeir a estória.

    ResponderExcluir
  13. a capa é mais ou menos,mais como disse adoro livros que envolvem animais,

    ResponderExcluir
  14. Oi..

    Eu comprei esse livro porque vi o filme e me encantei pelo enredo e os seus personagens, mas até hoje ainda não tirei o livro da estante para ler, mas um dia vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  15. Eu amei esse livro, principalmente por ter o foco mais nos animais, e não no romance, então foi um livro que realmente me interessou muito! *--* Ameeei a resenha!

    ResponderExcluir
  16. Conhecia o livro só de vista e realmente achei que fosse uma romance mal-resolvido. Fico feliz que a trama mostre toda essa alegria do circo e tbm os pontos negativos e os maus-tratos. Fiquei chocada pela resenha, nao imaginei que o livro retrate tantos abusos assim.
    Mas essa capa do filme, faz a gente pensar diferente do que o livro é.. isso meio que prejudica que nao gosta de casais românticos.

    ResponderExcluir
  17. Primeiro eu assisti ao filme e só depois li o livro. Eu já tinha gostado muito do filme mas quando li o livro amei de verdade. Sua resenha está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  18. Não assisti o filme, mais li o livro, gostei e recomendo a todos, leia o livro e assista o filme (me falta?), amei a resenha.
    :)

    ResponderExcluir
  19. Quando lançaram o filme eu ainda não havia recebido nada sobre esse livro, fosse um comentário positivo ou não. Mas então que surge o Galã Robert na história e foi como formiga em açucar. rsrs
    Eu não vi o filme, mas gostaria de ler o livro. A história parece bem docinha e do tipo vamos ler o livro mais ou menos kk. Mas ai está a tua resenha me fazendo repensar.:) Acho que chegou a hora de dar uma chance pra esse livro.
    Beijocas :)

    ResponderExcluir
  20. Eu só assistir ao filme não li o livro. A história é muito interessante. Talvez, eu venha a ler ele. Ter assistido não é o mesmo que ler, então quem sabe eu o leia.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Yas! Esse livro é lindo, mesmo. E o filme não fica tão pra trás, na minha opinião; por mais que faltem sempre alguns detalhes, achei uma boa adaptação dessa história. A capa realmente poderia ser bem mais bonita (detesto capas de filmes também), o que, de fato é uma pena. Parabéns pela resenha, beijocas.

    ResponderExcluir
  22. Água para elefantes realmente surpreendeu, não era nada do que eu esperava, fiquei extremamente vidrada no livro, não havia nada de morgado ali como no livro das irmãs B, eu simplesmente não conseguia parar de ler um segundo.

    ResponderExcluir
  23. Ah,vi esse livro num revista e nem me interessei muito,mas bateu aquela curiosidade e eu pensei " por que não ? " e vc tem razão,o livro é surpreendente e nada do que eu esperava.

    ResponderExcluir
  24. As partes do livro que eu mais gosto são as do Jacob idoso, sei que não acontece nada de muito interessante mas eu gosto.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.