19/12/2011

Balanço do Ano - Os Piores de 2011

Até o dia 31 de Dezembro eu vou fazer cinco postagens. A primeira como você já viram foi "os melhores", hoje trago "os piores" que li esse ano e nos próximos dias até dia 31 de dezembro virão: "as surpresas positivas", e encerrando o ano "de 2012 não passa" e "expectativas para 2012", onde postarei sobre os lançamentos que tanto espero em 2012. A ideia é bem comum e o principal é divulgar e sugerir aos leitores livros que me agradaram muito e até estão na lista de favoritos. Vou colocar na ordem decrescente dando ao primeiro lugar o título de pior do ano. Lembrando que nenhum livro é bom ou ruim, depende de quem ler. Aliás, só vou dar esse nome "piores" para seguir a lógica, mas deveria ser "os menos bom". Vamos a lista:

3º- A Janela de Overton - Glenn Beck
Sabe aqueles livros que você compra achando que é A e logo na segunda página você percebe que é Z? Esse foi o campeão do ano nesse quesito, mas não é só esse motivo. Ele aparece aqui porque o autor apresentou milhões de dados sobre economia americana, terrorismo, documentos secretos, etc, e no final do livro não soube amarrar tanta informação com a trama. Ele não soube como finalizar a trama com o que tinha em mãos e em minha opinião o final do livro mal desenvolvido. Ele poderia ter aproveitado para fazer cenas carregadas de tensão e ritmo, mas correu com a trama. Uma pena pois o tema era interessante.
2º- Férias! - Marian Keyes
Rachel Walsh deveria ser rachel-reclamo-de-tudo-walsh porque nunca vi tantas reclamações juntas. E não venha me dizer que o livro é forte, denso e blábláblá. Já li livros bem mais densos e gostei. Não sei se era o clima da clínica ou a eterna chatice da protagonista, mas eu custei a terminar. A narração com esse pequeno detalhe fez o livro não render. Cogitei até largar, justo eu que nunca larguei um livro. Levei acho que um mês para terminar e acredito que tem uns três capítulos que eu passei só o olho. Não desisti de Marian Keyes, mas espero que os dois que tenho aqui sejam melhores.


1º- O Céu Está em Todo Lugar - Jandy Nelson
Já ouviu o ditado "gastar vela com defunto ruim"? Pois é. Esse ditado foi feito para esse livro! A Novo Conceito gastou vela com defunto ruim. Uma diagramação esplênida, capa cartonada mais dura, com costura e tudo, isso sem falar do kit perfeito que eles fizeram para isso! Isso ai do lado... Inacreditável. Eu sabia que não ia gostar desse livro. Sabe vai-e-vem demais, quase auto-ajuda. Lennie é uma chata que enrolou 400 e tantas páginas para perceber o óbvio. Não faz meu estilo. Muitas pessoas amaram, prova que gosto não se discute. Espero que no futuro a Novo Conceito faça isso de novo, mas dessa vez com um livro que eu goste.


Eu poderia colocar mais dois nomes ao menos nessa lista só para completar os cinco, mas não estaria sendo justa. Pois esses dois não foram difícies de ler, não foram mal escritos e nada que comprometesse o livro a ponto de entrar na lista de piores. A única coisa deles são os personagens chatos, mas isso até meus favoritos têm. Vou ficando por aqui. Dia 22 tem mais uma postagem do especial, depois dia 24 e dia 28 e encerrando dia 31. Até daqui a pouco com o desafio!

3 comentários:

  1. Mostrou opinião, gostei! Nunca li nenhum desses livros, então não posso falar nada :P O Céu Está em Todo Lugar está aqui me esperando, então daqui uns tempos já saberei se no final das contas é bom ou ruim!!

    Bjs
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/
    @natibianchin

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma antipatia gratuita por esse livro Férias, acho que essa capa não me transmite bons fluídos, rs, sei lá, logo eu que não ligo muito para capa, e tal.

    ResponderExcluir
  3. Tô mega curiosa para ler "O Céu Está em Todo Lugar" pq vc simplesmente não gostou dele e todos gostaram, mas ao mesmo tempo cada dia te admiro mais por sua personalidade!!!!

    p.s. Lindona vc recebeu a entravista???? Responde para mim pq quero publicar no mês que vem ok!!!
    bjos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.